Como o poder da autoliderança transformou minha carreira

30 de janeiro de 2026
Como o poder da autoliderança transformou minha carreira

Não se assustem com as fotos a seguir, sou eu mesmo, porém sem filtros e uso de IA.

Hoje quero compartilhar com você um pouco mais da minha trajetória, pois é algo importante de você saber, e quem sabe possa te inspirar, em relação a mim. Muitas pessoas enxergam apenas o resultado final, porém pouco conhecem sobre nossa jornada e nossos bastidores.

Richard Heiras com aproximadamente 14 anos de idade iniciando na tecnologia.

Eu comecei a trabalhar bem cedo, com 13 anos. Comecei em um cargo que poucos sabem: servente de pedreiro. Nessa época eu fazia o que tinha que ser feito, mas com a clareza que não ficaria muito tempo naquele cargo. Uma coisa é ESTAR servente, outra é ser. E é aqui que entra autoliderança, ou também chamada de autoconhecimento.

Apesar de muito novo, e às vezes teimoso, eu sabia que onde eu estava não me limitava onde eu queria chegar. Sempre fui uma pessoa incomodada em relação ao meu desenvolvimento.

E foi justamente o que aconteceu. Não fiquei muito tempo nesse cargo e aos 14 anos, na cidade de Assis, em São Paulo, dei um salto para um novo cargo: auxiliar administrativo (o faz tudo na empresa).

O ano era de 1994, ano de Copa do Mundo, todo mundo festando e assistindo aos jogos da Copa, e eu pensando e focado em como mudar de cargo e carreira novamente. Nesse período eu ganhava apenas R$ 40 por mês, o que não era quase nada, porém já tinha um novo objetivo: me tornar um desenvolvedor de websites.

Primeiro crachá

Com muito esforço e dedicação, eu comecei a fazer um curso básico de informativa, aprendendo MS-DOS, Windows 95 e conceitos básicos de tecnologia. Em pouco tempo, já era capaz de desenvolver sites, e era na "unha" - não tinha aplicativos para facilitar a vida do desenvolvedor. Iniciei esse trabalho com alguns poucos amigos e colegas de trabalho. Já dava para ganhar um graninha, e logo as pessoas viram que eu era bom e começaram a me indicar para novos trabalhos. Assim comecei a me destacar no mundo da tecnologia, e novamente o incômodo: qual será próximo degrau do meu EU pessoal e profissional?

Richard trabalhando em um computador em meado de 2002

Nunca fiquei esperando ninguém investir em mim, salvo meus pais que sou imensamente grato, para meu desenvolvimento. Fiz muitas economias para comprar CDs, DVDs, revistas, livros, cursos e tudo mais que pudesse me ajudar a evoluir na minha carreira. Independente do que iriam falar ou pensar sobre mim, eu apenas seguia meu coração e estratégia. Novamente: autoliderança.

Aos 18 anos, eu me tornei o encarregado do setor de informática de uma das maiores empresas de energia elétrica do Brasil. Um dos mais jovens encarregados desta empresa, e ainda sendo bem remunerado, o que era maravilhoso. Parece algo normal nos dias de hoje, mas décadas atrás essa fato era algo incomum no mundo corporativo.

Neste período, fui responsável por mais de 200 usuários e vários sistemas de informações. Naquela época, em 1999, isso era realmente muita coisa, acreditem. Vivi e sobrevivi ao Bug do Milênio (poucos saberão sem pesquisar o que foi isso 😂🤣). Mas eu queria mais: ser um líder de equipes e desenvolver pessoas.

Para que isso pudesse acontecer, em 2008, eu decidi fazer a transição de carreira e me dedicar ao desenvolvimento humano e profissional. Muitos me diziam: como um Nerd vai lidar com gente? Seu negócio é tecnologia, sai fora disso!

Sabe o que eu fiz? Segui novamente meu coração e minhas estratégias, resumindo: autoliderança.

De Nerd de TI para desenvolver de pessoas

Comecei a estudar conteúdos sobre desenvolvimento humano, como: coaching, mentoring, agilidade, estilos de liderança, programação neurolinguística, gestão de pessoas, psicologia positiva, produtividade, mentalidade, inteligência emocional e muito mais. E fui me apaixonando cada vez mais, pois todo esse processo de aprendizado não me mostrava apenas como eu poderia ajudar pessoas, esse processo estava me ajudando a ser um ser humano e profissional melhor do que eu era.

Fiz muitos investimentos de tempo e dinheiro. Sim, investi muita grana em cursos, livros, eventos e certificações na área de desenvolvimento humano para aperfeiçoar minhas habilidades. Abri mão e renunciei a muito lazer, baladas, roupas caras, equipamentos modernos e diversão em busca de conhecimentos e desenvolver minhas habilidades, e não me arrependo.

Com muita dedicação, e apoio de minha família, consegui me tornar líder de inovação e desenvolvimento de software em uma grande multinacional da América Latina, a TOTVS, onde era responsável por desenvolver as habilidades dos profissionais de tecnologia e formar equipes de alta performance, garantindo produtos de alta qualidade e inovadores aos clientes.

Após mais de 25 anos dentro do mundo corporativo, resolvi que era hora de mudar novamente. E decidi empreender, e abri minha empresa, a Ducix Educação Corporativa , de um inconformismo com o mundo dos treinamentos corporativos, que só entregam enrolação e motivação.

Meu mantra de vida é:

O simples bem feito é extraordinário! (Richard Heiras)

Já deve estar cansado de ouvir eu falar, mas é aqui que ser líder de si faz a diferença. Você organiza sua mente, seu coração, põe no papel sua ideias, estuda, planeja, organiza e age. Ter autoliderança me fez, e faz, com que eu não esperar nada de ninguém e nem do ambiente.

Pessoas ficam esperando o próximo governo, a mudança de clima, a mudança de gestor na empresa, a empresa pagar um curso de desenvolvimento e continuam esperando e estagnados em sua vida. Eu não terceirizo minha vida para ninguém, sou responsável pelos meus erros e não tenho vergonha de dizer que sou imperfeito, porém estou em movimento de forma constante.

Hoje, com grande experiência e conhecimentos adquiridos na área, e em constante aperfeiçoamento das minhas habilidades, ajudo profissionais e empresas através de um programa de desenvolvimento de líderes que gera uma transformação enorme nos profissionais e resultados das empresas, além de outras entregas, tais como: workshops, palestras e mentorias VIPs.

Sou apaixonado por aprender, mas também por compartilhar. Sendo assim sou criador de conteúdos reconhecido no LinkedIn, com mais de 200 mil seguidores, onde diariamente meus post e artigos, sobre liderança, gestão de pessoas e recursos humanos (RH), são lidos por milhares de seguidores.


Você que sabe da seriedade do meu trabalho, deve ter visto que neste ano de 2025, fui indicado novamente ao Prêmio IBest na categoria Influenciador de RH e Influenciador de LinkedIn.

Acredito que esse reconhecimento é fruto de meu trabalho e dedicação ao longo dos anos, e também do apoio de todas as pessoas ao meu redor, inclusive você que lê esse post. Sem apoio das outras pessoas não somos nada. Então antes de mais nada, meu MUITO OBRIGADO por sempre me apoiar.

Para que esse reconhecimento do iBest possa se tornar uma conquista ainda maior, quero pedir sua ajuda. Sei que é um saco, eu sei, mas não tem outro jeito. Eu tenho que pedir para você votar e compartilhar para mais pessoas votarem. Essas são as regras da premiação do iBest.

Esse importante prêmio selecionará inicialmente somente os top 20 colocados por categoria, então é fundamental votar, e votar muito neste momento.

Tela de votação do iBest

✅ Importante: você pode votar todos os dias ao menos 1 vez por dia.

Basta acessar o link abaixo e votar em mim, Richard Heiras, na categoria Influenciador de RH e Influenciador de Linkedin.

Clique aqui para 👉🏻 Influenciador de RH

E aqui para 👉🏻 Influenciador de LinkedIn

Para quem iniciou sendo um office boy em uma cidade do interior de São Paulo e chegar a indicação do maior prêmio da internet brasileira, é algo excelente. E com seu apoio esse resultado será melhor ainda.

E não poderia deixar de dar um presentão por você por me apoiar! Veja o vídeo abaixo.

Não esqueça de compartilhar em sua rede e grupos para que os amigos possam colaborar diariamente. E conto com seu apoio!

Obrigado e um grande abraço de 20 segundos! 🤗


Olá pessoALL 😉

Quero te convidar a se inscrever no meu canal do YouTube e novo perfil do Instagram.Nestes novos perfis, irei compartilhar contigo diversos conteúdos sobre: liderança, gestão de pessoas, RH - recursos humanos, além de conteúdos para desenvolvimento pessoal e profissional de forma geral.

Se inscrever no canal do 👉🏻🎥 YouTube

Seguir perfil do 👉🏻 📸 Instagram

Conte comigo sempre e um grande abraço de 20 segundos!

Richard Heiras

Lidere-C

Lidere-C

100.715 seguidores

+ Assinar

Vamos conversar?

Pronto para transformar a cultura do seu negócio?

Converse diretamente comigo e descubra como podemos trabalhar juntos para desenvolver sua equipe.

Disponível agora para conversar
Resposta em até 24h
Orçamento personalizado
Sem compromisso