O teatro da ineficiência: não existe ano novo com hábitos e comportamentos velhos!
Líder sem treinamento realizando uma reunião improdutiva
Janeiro de 2026. O cheiro de planejamento novo está no ar. Metas audaciosas são desenhadas em quadros brancos e as promessas de um ano diferente ecoam pelos corredores. No entanto, olhe para a agenda dos seus líderes. Ela já está sangrando com o mesmo mal de sempre: uma sucessão de reuniões inúteis.
O calendário virou, mas os comportamentos não. O espetáculo que drena a alma e o caixa da sua empresa está de volta para mais uma temporada: O teatro da ineficiência.
O cenário é a sala de conferências, física ou virtual. O roteiro é vago, o objetivo é nebuloso. O elenco é o mesmo de 2025: temos o "Falador", que domina o monólogo; o "Silencioso", que só está ali de corpo presente; e o "Concorda-com-tudo", que quer apenas que a tortura acabe logo. Todos atuando sob a direção do líder que acredita que comandar é sinônimo de falar.
Este líder, o diretor desta peça de prejuízo, ainda não entendeu a lição mais básica do mundo corporativo: tempo é o ativo mais caro de uma empresa. Cada minuto desperdiçado em uma reunião improdutiva é dinheiro sendo queimado em uma fogueira de vaidade e desorganização.
O custo não é apenas o salário somado de todos na sala. É o custo da oportunidade perdida, da decisão que não foi tomada, do projeto que não avançou e do talento que, exausto, começa a procurar outro emprego.
2026: O ano do basta (e não de bosta) ou o caminho da falência
A dura verdade que a alta liderança precisa encarar neste início de ano é que nada vai mudar sozinho. A esperança de que os líderes "percebam" e melhorem por conta própria é uma fantasia perigosa. O DinoChefe não evolui por osmose; ele repete o comportamento que o manteve no poder, mesmo que esse comportamento esteja afundando o navio.
Se os mesmos padrões se repetirem em 2026, os prejuízos não serão apenas grandes. Eles serão fatais para muitas empresas que lutam por margens e relevância.
Você, que pode ser um diretor, CEO ou até mesmo o gestor de RH da empresa, precisa entender que não é necessário começar a ano substituindo a liderança dos times de sua empresa, mas sim deve investir neles.
A mensagem para este ano é brutalmente simples: não existe outra forma de sobreviver, crescer e ter lucro a não ser investir massivamente na capacitação e desenvolvimento da sua liderança.
Esperar que um líder que nunca aprendeu a facilitar, a definir um objetivo claro, a gerenciar o tempo e a extrair decisões se torne eficiente é como esperar que um ator amador ganhe um Oscar sem nunca ter feito uma aula de teatro. É um delírio.
O investimento em treinar líderes para conduzir reuniões produtivas não é um "custo de RH". É a principal alavanca estratégica para destravar a produtividade, proteger a saúde mental da organização e garantir a execução do planejamento. É o investimento com o retorno mais rápido e garantido que qualquer negócio pode fazer em 2026.
A escolha inadiável
Portanto, olhe novamente para as agendas. Ouça o suspiro cansado das suas equipes. A escolha para 2026 é clara: continuar financiando este teatro de prejuízo ou investir em diretores que sabem como produzir um espetáculo de resultados.
Sua empresa não é fábrica de reuniões, mas sim de produtos ou serviços. Reuniões são importantes, porém somente as necessárias e com estrutura e foco definido.
A pergunta final não é mais uma reflexão, mas uma decisão de negócio:
Neste ano, você será o patrocinador da ineficiência ou o investidor do único ativo que garante a sobrevivência e o lucro da sua empresa: uma liderança competente?
E sobre treinar seus líderes, me envie uma mensagem e vamos começar antes que seja tarde. Te garanto resultados sem enrolação e de forma simples, bora?
Obrigado por acompanhar os conteúdos! E já se inscrever na Newsletter LIDERE-C e receba quinzenalmente novos conteúdos sobre liderança, gestão de pessoas e recursos humanos. Conteúdos sem enrolação, nada gourmet!
☑️ Inscreva-se aqui:👉 Newsletter LIDERE-C
Outra coisa, simples e importante: Não precisa pedir se pode ou não usar esse contéudo, compartilhe sem moderação com seus amigos, em suas redes e também nos grupos de WhatsApp esse conteúdo. Conhecimento não se retém, se compartilha!
Siga outras redes sociais: 👉🏻 Mais informações e redes
Um grande #AbracoDe20Segundos 🤗